terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Qual a diferença entre Tarô, Baralho Cigano e Oráculo?

    



Tarô é uma coisa, Baralho Cigano é outra, e cartas de Oráculo são outra. Mas qual a diferença? Primeiro vamos falar do que todos têm em comum: todos são métodos divinatórios e de autoconhecimento. Todos utilizam cartas para obterem insights ou orientações sobre como agir e proceder, assim como fazer previsões. 

A ESTRELA, Tarô Mitológico
    De maneira bem direta e simples, Tarô é aquele sistema de cartas onde temos os 22 Arcanos Maiores, que vão da carta do Louco até o O Mundo, juntamente com os 56 Arcanos Menores, que compreendem os naipes de Espadas, Paus, Ouros, Copas. Somando, ao todo, 78 Cartas.  Esta é a estrutura básica de um Tarô. O que vai diferir um Tarô do outro é a forma artística de como ele é apresentado. Seja o Tarô em que você estiver jogando, a sequência de cartas é sempre a mesma, e seu significado é sempre o mesmo. O Mago é Mago em todos os tarôs, independente de como ele seja retratado naquele deck específico. Assim como todas as outras cartas. No Tarô Mitológico, por exemplo, a autora fez uma interessante analogia de cada carta a uma figura Mitológica diferente. O Arcano 17, por exemplo, que é A Estrela, é retratada no mito de Pandora. Neste Tarô, a interpretação da carta da Estrela segue a mesma interpretação da Estrela de todos os Tarôs, e pode-se ali acrescentar outras informações e insights pertinentes a esta figura mitológica a qual remete, que é, no caso, Pandora. O significado desta carta, portanto, ganha uma riqueza maior de detalhes e um outro aprofundamento. Mas A Estrela sempre será a estrela, em seus atributos básicos.

A ESTRELA, Arcanum Tarot

A ESTRELA,
Antichi Tarocchi Italiani

    Já o Baralho Cigano apresenta uma estrutura diferente. Ele traz 36 cartas, mas é um sistema Oracular diferente do tarô dito 'clássico', que foi o que explicamos no ítem anterior. O Baralho Cigano não possui a estrutura de 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores de um Tarô de Marselha, por exemplo. No Baralho Cigano, as cartas tem seus nomes próprios, cada um trazendo uma simbologia e uma interpretação oracular.  

Baralo Cigano

    As cartas de Oráculos possuem uma liberdade criativa bem maior. Neles não há nenhum traço das estruturas de cartas sequer do Tarô quanto do Baralho Cigano. Cada autor de cartas oraculares tem sua liberdade criativa para desenvolverem ilustrações e conjuntos diferentes de cartas, onde variam de quantidade de cartas, de mensagens, de expressões artísticas. Há oráculos inspirados em temas diversos como fadas, sereias, animais xamânicos, fases da lua, anjos, entre uma gama infindável de temas. 

 

Afinal, qual o melhor sistema de leitura de cartas? Qual o mais assertivo? O Tarô, o Baralho Cigano ou as cartas de Oráculo? A resposta é simples: todos tem o mesmo potencial de trazer orientação e previsões. Vai do gosto de cada cartomante qual sistema de cartas utilizar, com qual tem mais afinidade. E nesta variedade é que está a beleza. 


O veredito: o importante em uma consulta às cartas é de que o consulente obtenha informações úteis em sua jornada, previsões assertivas e muitas orientações para seguir num caminho de luz e conquistas. Então tanto faz se o cartomante que você confia no trabalho utiliza Oráculos diversos, ou o Tarô Mitológico, Marselha, Baralho Cigano, desde que ele possa lhe ajudar e trazer uma mensagem significativa. Mas sempre é bom trazer aqui para o blog estas explicações, para deixar você cada vez mais por dentro deste universo fascinante que é o Tarô. Espero ter esclarecido! Caso tenha alguma dúvida, escreva nos comentários, será um prazer responder!  


Abraços de luz a todos!


João Claudio - Tarólogo e Terapeuta Holístico

@jony.taro

WhatsApp (31) 9 8807-6180